SOBRE O GT

As Comissões
Como forma de garantir a discussão sobre as diversas áreas de atuação da(o) psicóloga(o), a diretoria do CRP-03 ampliou as comissões e grupos de trabalho existentes. São várias ações que, embora desenvolvidas sob a coordenação de diferentes conselheiras(os) e psicólogas(os) convidadas(os), são desempenhadas com a contribuição de outras comissões. É para esse olhar plural que você, psicóloga(o), é convidada(o) a participar!


A Comissão de Direitos Humanos
A razão para a existência da Comissão de Direitos Humanos, do CRP-03, é dar continuidade às estratégias já desenvolvidas em torno do tema, assim como agir sobre as situações de violência dos direitos humanos e de produção de sofrimento subjetivo. 
O funcionamento programado e temático da Comissão se dá a partir de Grupos de Trabalho (GTs), de modo a promover o exercício de práticas profissionais que contemplem a garantia / promoção dos direitos humanos. São ações que buscam assegurar uma articulação entre a atuação local do CRP-03 e as atividades do Conselho Federal de Psicologia.


GT de Psicologia e Relações Raciais
Como parte da Comissão de Direitos Humanos, o Grupo de Trabalho - Psicologia e Relações Raciais (GTPRR) atua na sensibilização de profissionais e estudantes de Psicologia para a importância da discussão sobre a temática racial em suas práticas, principalmente em relação às dimensões subjetiva e sócio-históricas do racismo no Brasil. Este GT tem como proposta a ampliação, no CRP-03, do espaço para o debate sobre a temática das relações raciais, discutindo as conseqüências causadoras de sofrimento psíquico que advém dos contextos de preconceito e discriminação racial existentes na sociedade, além de debater e colaborar na implementação de estratégias que possam subsidiar a categoria em sua atuação e divulgar as produções da Psicologia no campo das relações raciais para o público e sociedade (Resolução CFP – 018/2002).


Nossas principais atividades são:
- Produção de materiais de referência para estudo e atuação profissional na área da prática da Psicologia e combate à discriminação racial;
- Divulgação e continuidade das ações em Direitos Humanos do Sistema Conselhos que visam combater o preconceito e a humilhação social;
- Realização de eventos temáticos: cine-debates, palestras, grupos de estudo;
- Estabelecer contato e parcerias com outras instituições locais/estaduais/nacionais que atuem no combate ao racismo e na promoção de igualdade racial;
- Divulgação da Resolução 018/2002 do CFP (Conselho Federal de Psicologia), que estabelece normas de atuação para as(os) psicólogas(os) em relação ao preconceito e à discriminação racial.



Atualmente, o GT conta com:
Coordenação
Larissa Alves - Psicóloga

Vice-coordenação